domingo, 7 de setembro de 2008

Da arte da compreensão

É muito difícil lidar com as pessoas. Nunca ninguém vai chegar com uma fórmula secreta que permite saber o que cada um pensa, por quê cada um age de uma certa forma. E, asim, procurar entender a razão de tudo também é uma tarefa digna de Hércules. A maturidade tem me trazido muitas coisas boas e uma delas, penso eu, é a habilidade que eu tenho pra conviver com tantas pessoas diferentes.
Todos temos defeitos, é a primeira coisa a se levar em consideração. Parece idiota escrever isso, mas temos a tendência a gostar do que é perfeito e quando surge um defeito, desviamos o olhar pra outra qualidade. Encarar os defeitos dos outros é difícil, aceitá-los então... Mas tudo começa dentro de si. Voltando os olhos pra dentro, aceitando as nossas falhas, nos dá um entendimento melhor sobre o indivíduo. Nos colocamos de igual pra igual, vendo que somos todos capazes dos mesmos erros, das mesmas atitudes impensadas.
Analisar e perdoar também é um importante exercício, que eu sempre pratico. Ao estudar as atitudes fica muito mais fácil perdoar. É muito bom entender, compreender e aceitar...
Seres humanos, criaturas difíceis. Seres adoráveis.

3 comentários:

Anônimo disse...

ai jezuis, inspirado mesmo!
mas ah lidar com pessoas, é bem dificil mesmo mas viver sem ninguem juntoé pior ainda então temos que aturar né por mais que seja dificil.

Anônimo disse...

eu parei de entender os humanos. hauhiua
[sério, tô brincando mais tô falando sério]

A.Pedro disse...

passei aqui.