segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sobre o feriado


Sé'setembro! É mais ou menos assim que falamos lá em Minas. Hoje em dia já não é tão mais tão empolgante. Mas quando criança era comemorado como se fosse festa.As escolasdaq prefeitura davam uniforme novo pras crianças pra sair no desfile na Rua XV de NOvembro, com parada pra hastear a bandeira e cantar o hino.
Mas o que eu mais gostava mesmo era que, nesses dias, passava na frente do sítioo Enduro da Independência. Pra quem nunca ouviu falar, era um evento de motocross que refazia o caminho de Dom Pedro I de Petróppolis a Belo Horizonte.Eram mais de 300 motos que passavem pela estradinha de terra do Sítio Três Morros, onde eu morava. Me lembro que o dia q as motos iam passar eu e meus primos levantávamos cedo, tomávamos banho e ficávamos empoleirados na cerca de tábuas, a contragosto do meu avô que volta e meia nos prometia umas palmadas. QUando a gente ouvia o ronco dos motores se aproximando, começava a gritaria! Era a cosia mais maravilhosa do mundo, pra quem só via o caminhão do leite e o fusquinha da vizinha da frente, ver aquele mundo de motos Honda coloridas e aqueles homens sujos de barro e vestidos com roupas que pareciam de super-herois.
O espetáculo durava pouco mais de 2 minutos. Os motoqueiros buzinavam pra gente, aceleravam e a gente gritava e abanava as mãos, como que os saudando. Sempre tinha também o retardatário, que a gente apontava e ria muito, por estar em último. Quando ele passava, a gente saía correndo atrás da moto dele que nem cachorro vira-lata, como quem quisesse dizer que a pé a gente chegava primeiro.
Porém, como tudo o que é bom dura pouco, resolveram asfaltar a estradinha pra trazer o progresso pra roça e nunca mais eu vi o enduro passar por lá.

3 comentários:

Henrique disse...

Odeio quando tiram essa ar de roça da roça. Roça tem que ter terra vermelha, é estrada de barro mesmo ¬¬

Di Spagnuelo disse...

Charlie, estava lendo o Rabisco Pop e resolvi acessar os favoritos do Vic. Caí aqui e tive uma maravilhosa surpresa! Sua narrativa me cativou. Parabéns pela escrita. Volterei mais vezes.

Erikinha disse...

Como pode alguém amar tanto alguém q nunca tocou,nunca viu?Simples...passeie pelas histórias vdd do Charlie,uma cara que é meu amigo de infancia sem saber ...ESPECIAL DEMAIS

Amo tanto!!!!

Beijos

Adoro quando vc posta...fico bem melhor!!!!