segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sobre a perfeição

Fomos criados pra não errar. Desde pequenos somos ensinados a fazer o certo e recompensados por isso. São presentes no Natal para os bonzinhos, nota 10 na escola para os inteligentes, pirulitos pra quem não tem medo do médico e por aí vai. não há problema nenhum em se recompensar o que é certo.
O problema é que em alguns casos, o que é certo pra uns pode não ser certo pra outros. E assim surgem os julgamentos, que começam antes que você perceba. Ao conhecer uma pessoa, inevitavelmente a medimos, observamos seus movimentos, seu modo de falar, de vestir e até de andar. Caso se perceba algo diferente, dizemos que a pessoa está errada e logo ela é colocada em um grupo à parte.
Há pessoas que "erram" e  procuram se adequar para acertar, mas nem todos os mestres tem paciência. Alguns ensinam, outros castigam, outros botam pra fora da sala. 
Tenho muito medo de errar, medo de ser apontado e colocado pra fora da sala, ser um inadequado para a sociedade. Sei que posso fazer as coisas certas, mas pra isso é preciso felxibilidade, paciência e sobretudo paciência pra ensinar. Estou disposto a aprender e a começar a acertar, cada vez mais. Quem sabe um dia eu tiro um 10.

2 comentários:

Edu. disse...

errar tbm é uma delicia, vc aprende muita coisa, notas 6 e 7 tbm passam de ano. entender que todos crescem e aprendem a apontar os erros dos outros e separar grupos forma uma sociedade que nem sempre está certa e é ai que os bonzinhos do Natal e os espertinhos nota 10 Dizem: "Deveria ter aprontado um pokinho, e nao me cobrar tanto com o 10" Pq viver da sua forma é uma Delicia. ^^

Mai Gonçalves disse...

nego, fazer diferente do que esperam, não significa errar. e mesmo o mestre mais foderoso do mundo, já errou um dia. xero!